Um submarino que levava turistas para visitar os destroços do Titanic naufragado no Oceano Atlântico desapareceu. As circunstâncias ainda são desconhecidas. Em entrevista à BBC, um representante da Guarda Costeira de Boston afirmou que uma operação já está em andamento para localizar o submersível.
Ainda não há informações a respeito de quantas pessoas estavam a bordo. Segundo o site da OceanGate Expeditions, empresa responsável pela visitação, o submarino tem capacidade de acomodar 5 pessoas, incluindo os dois tripulantes.
A expedição aos destroços do navio naufragado em 1912 leva cerca de 8 dias e custa US$ 250 mil, o equivalente a R$ 1,19 milhão por pessoa. O mergulho completo até o naufrágio, incluindo a descida e a subida, leva oito horas.
A OceanGate Expeditions emitiu um comunicado oficial nesta segunda-feira (19) e confirmou o desaparecimento do submarino:
Estamos explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança. Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e suas famílias.
Titanic
Operado pela White Star Line, o Titanic foi projetado para ser o navio de passageiros mais luxuoso de sua época. Em 1912, em sua viagem inaugural, o navio colidiu com um iceberg. Com capacidade para mais de 3 mil passageiros, sua única viagem contou com 2.435 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Na madrugada do dia 15 de abril de 1912, o acidente com o Titanic fez cerca de 1.500 vítimas fatais.
Os destroços do navio estão localizados a 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá, e estão a 3.800 metros abaixo da superfície, no fundo do Atlântico. OTitanic é intensamente explorado desde 1985, quando foi localizado seu ponto de naufrágio. Desde o ano de 2012, os destroços do Titanic são protegidos pela Unesco pela sua relevância como Patrimônio Cultural Subaquático.